As Cores a Seu Favor

As Cores a Seu Favor

Olá, como sabemos as cores nos afetam diretamente influenciando nosso estado de espírito e muitas vezes nos auxiliando sem mesmo que saibamos que isto está acontecendo. Já perceberam, que se estão numa sala cirúrgica, ou numa UTI, ou numa sala de internação as cores predominantes são verde ou azul. Que muitas redes de fastfood usam amarelo e vermelho. Que muitas salas de negociação ou fechamento de negocios possuem a cor marrom? Pois é. As cores sâo usadas para nos estimular fisicamente, emocionalmente, mentalmente e energéticamente. Por isto, trago um post falando um pouco da aplicação das cores um nossa saúde e bem estar. Lembrando que é um texto que explica as cores de uma forma geral. e não em sua totalidade. e também não as explica em suas aplicações comercias e de marketing.

A cromoterapia é um tratamento que utiliza as cores para curar (reverter) doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente.

Para resumir um pouco da aplicação das cores em nosso benefício, abaixo algumas informações:

Civilizações antigas já usavam as cores em seu benefício. Os Egípcios  usavam a luz solar para tratamentos, pois em determinados horários do dia existe uma predominância de determinada cor na luz solar. Os gregos também as usavam, assim como os Atlantes. Eram também usadas salas pintadas de determinada cor para os tratamentos.

No século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe fez uma exaustiva pesquisa sobre as cores, concluindo que elas têm efeitos característicos. Ele concluiu, que de forma geral,  o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo alegra e concentra e o verde relaxa.

Até onde se sabe, a cromoterapia chegou no Ocidente no século XIX. Nos dias de hoje a cromoterapia é aplicada com lâmpadas coloridas com distâncias e intensidades variadas tanto na área da saúde quanto na da estética.

Sabe-se hoje que apesar da aplicação das cores serem feitas através de lâmpadas ou ambientes coloridos e realmente surtirem efeito. O grande diferencial é quando ela é aplicada no nosso campo mental, trabalhando assim, diretamente no nosso corpo energético e consequentemente, trazendo melhores resultados.

É importante dizer que esta terapia tem muitos críticos na comunidade científica. Mas a questão do distanciamento do todo de boa parte dos profissionais da área científica/saúde é um assunto que comentarei num outro post.

A cromoterapia é muitas vezes usada como complemento de algumas técnicas/práticas, como o Feng Shui, a naturopatia vibracional, acupuntura, etc.

Boa parte do tratamento pela cromoterapia é baseado no reequilíbrio vibracional dos 7 chakras principais através das 7 cores. Vale lembrar, que quando um tratamento no corpo espiritual é cabido, extende-se para 8 chakras (mínimo).

Para conhecimento básico geral, segue o significado de algumas das cores usadas na cromoterapia é:

 

Vermelho: Ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre. O uso em excesso pode causar ansiedade e agitação.

 

Laranja: Rejuvenesce, melhora o metabolismo. É usada esteticamente para acelerar a eliminação de gorduras localizadas. É alegre e antidepressiva. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as ações relacionadas ao sexo. Influencia o poder de tomada de decisões.

 

Amarelo: Influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. Favorece a concentração e os estudos. Ótima para o sistema digestivo. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e  a satisfação.

 

Verde: Tranquiliza, equilibra a saúde. Alivia dores de cabeça, dores musculares,  insônias (em conjunto com azul), etc. Corresponde ao chakra cardíaco, que comanda o coração e de certa forma o sistema circulatório.

 

Azul: É uma cor relaxante, traz paz, serenidade e favorece a meditação. Usada para controlar a hipertensão, tem forte função analgésica. Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e é responsável pela nossa expressão verbal.

 

Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. Purifica o sangue, tem efeito anestésico e coagulante. É lubrificante. Corresponde ao chakra frontal, localizado no centro da testa. Controla o sistema nervoso e a 3ª visão.

 

Violeta: Estabilidade e paz de consciência. Facilita a concentração e interiorização, eleva a autoestima. Acalma e relaxa nervos e músculos, é anti-inflamatória e antibiótica. Corresponde ao chakra coronário, localizado no alto da cabeça.

 

A cromoterapia usa técnicas de combinações de cores e sequência de cores em seus tratamentos. A aplicação das cores é diferente se o desequilíbrio a ser tratado é físico, emocional, mental ou espiritual.

 

Eduardo Engel

Fale com o Autor:

Torne-se um Membro do Gurus na Web gratuitamente, clique aqui: